"Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos.

E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno."

Salmos 139:23,24

---------------------------

PARTE 1

Os últimos tempos estão intensos e a cada dia mais assustadores, contudo os males que assolam o nosso mundo, a nossa terra, são o resultado das meditações dos corações dos homens e das palavras de suas bocas. Em um tempo o salmista orou a Deus pedindo que as palavras de sua boca e as meditações do seu coração fossem ou se achassem agradáveis a Deus. (Salmos 19:14)

Todos temos um coração, graças a Deus e uma mente que em muitos estudos é usada como sinônimo do nosso coração. Não me refiro ao coração de carne, nosso órgão bombeador de sangue, mas ao homem encoberto no interior de cada um de nós - a totalidade da nossa alma; o centro do nosso eu. Essa parte nossa, como ser tripartido; é complexa tal como são nossos espíritos e corpos também. Deus nos criou muito bem, de uma forma maravilhosa e assombrosa, disse o salmista no versículo 14 do capítulo em destaque.

Nossa alma é espiritual e é também o abrigo de nossas emoções, sentimentos, ideias, pensamentos etc. Somos seres complexos e assim uma mistura de muitas qualidades, virtudes e competências ou aptidões, mas porque fomos feitos por Deus, nossa composição complexa não O espanta - Deus nos fez. Não há nada sobre o ser humano, dentro ou fora dele, que possa surpreender a Deus ou deixá-Lo perplexo. Deus nos conhece, sabe qual é a nossa essência e onde estão assentados todos os nossos desejos e todas as nossas ânsias; nossa sede e fome de viver!

Não é sábio procurar nos escondermos de Deus. Deixe sua vida aberta para a sondagem boa do Espírito de Deus. Debruce bem sobre o clamor do Salmista no versículo em destaque. Ele sabia que a sua composição mista, sua alma falha e fraca, suas vontades e as fraquezas do seu corpo ameaçavam sua aliança, devoção e atração pelo Criador...lealdades competindo é a realidade na qual muitos de nós estamos inseridos.

Nosso coração precisa ser verificado; sondado. Peça a Deus que o faça! A sondagem de Deus é boa, oportuna, verdadeira e necessária para que caminhemos da maneira que O agrada e sejamos mantidos pelo Seu Espírito no caminho da vida e da verdade. Aprendi a fazer desse versículo minha oração diária, quando comecei a bater de frente com a inclinação à um vício, que eu jamais conseguia me convencer a deixar. Oh, e como o auxílio de Deus chegou e em boa hora, e me arrancou das garras do engano; da mentira em meu próprio coração e dos dardos inflamados do inimigo acerca dos prazeres santos dos quais eu podia gozar na presença de Deus, longe das sombras enganosas do pecado; cujas promessas de verdadeira liberdade nunca foram cumpridas. Na aceitação da necessidade da sondagem boa do Espírito de Deus eu fui convicta por Ele; do pecado.

1.      Sonda-me ó Deus, e conhece o meu coração

Lamentavelmente não conhecemos o nosso próprio coração; você pode até achar que conhece, mas isso seria muito errado. Você não conhece o seu próprio coração. A bíblia em sua verdade suprema, afirma que você e eu não conhecemos os nossos corações.

"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?

Eu, o Senhor, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto das suas ações."

(Jeremias 17:9,10)

Deus deixa claro na passagem acima, de que Ele esquadrinha o coração...logo Ele é a Pessoa mais adequada e indicada para vasculhar e explorar as profundidades dos nossos corações. Permita que Ele o faça e aceite Sua sondagem pois é verdadeira. O Salmista convidou a Deus para que sondasse o seu coração e o conhecesse...Pesa-me na totalidade, quantifica para mim quem eu sou e como estou. Nós precisamos dessa boa sondagem para conhecermos a verdade de quem somos sem o pronto auxílio de Deus ou como somos quando nos apoiamos em nossos próprios julgamentos e pensamentos sobre nós mesmos. Aceite o bom espelho de Deus, ele não refletirá nada que seja enganoso, pois é o espelho feito completamente fundado na verdade. Nem sempre será agradável ver o que Deus achar em nossos corações pela Sua sondagem boa, mas vale apena ser aleijado pela verdade e sofrer o processo da cura e libertação de uma vida de pecado. Aceite as feridas do nosso Bom e Melhor Amigo.

2.     ...prova-me, e conhece os meus pensamentos

Somos provados para sermos aprovados e não reprovados. Deus não deseja nos reprovar, mas precisamos procurar nos apresentarmos diante DEle como obreiros aprovados! (2 Timóteo 2:15) Deus quer te aprovar, mas para isso Ele precisa te provar. Os Israelitas foram provados no deserto, Davi foi provado em sua dedicação a Deus, Moisés teve sua paciência provada, Abraão o Pai da fé também teve sua prova e muitos outros pais também tiveram as suas. Nós não estamos insentos das provações e dos testes de Deus. O desejo do SENHOR é que recebamos a Sua aprovação. Deixa Deus te provar e te conhecer, te fazer saber que Ele te conhece. Nossos pensamentos são um universo de possibilidades e realidades. Nem tudo quanto pensamos é bom e aceitável, alguns de nossos pensamentos são reprováveis. É necessário concordarmos com Deus acerca da verdade dos nossos pensamentos, cada um deles, todos eles sem excepção de nenhum. A nossa adoração a Deus é prestada com todo o nosso ser; ela deve ser prestada com todo o nosso ser. A plenitude de quem somos como seres humanos deve adorar a Deus. Nosso corpo, alma e espíritos devem reverência ao Criador dos céus e da terra. Pensamentos desenfreados sobre tudo e todos são um empecilho para a verdadeira adoração. É necessário aceitarmos a verdade de quem somos, aceitar a convicção do Espírito Santo acerca dessa verdade e optarmos em obedecer as instruções que Deus nos dá por meio do Seu Espírito.


PARTE 2 a ser publicada em breve...

 

17/03/2023 - Célia David Pascoal

Porque viver é CRISTO e morrer NEle é lucro 

---------------------


PARTE 2

3.     …E vê se há em mim algum caminho mau...


Os olhos de Deus são bons, puros e verdadeiros. Eles não podem mentir, logo são dignos de confiança- a sondagem de Deus é boa. Precisamos permitir que Deus tenha liberdade de sondar o nosso coração para que possamos andar com Ele em verdade e transparência; nós também precisamos receber o autoconhecimento, e isso só pode ser possível com o bom auxílio de Deus. O salmista disse “vê se há em mim algum caminho mau...”, isso porque o nosso julgamento humano é fraco e falho e frequentemente julgamos a nós mesmos, segundo o nosso parecer e o nosso entender; o que não é correto. Nem sempre há verdade em nossos corações e por vezes caímos no autoengano. Se de uma forma positiva ou negativa; tem sido frequente julgarmos a nós mesmos de uma maneira errada. Precisamos de Deus, para sabermos o que verdadeiramente está em nossos corações.


Existem o caminho da vida e o caminho da morte, o caminho dos justos e o caminho dos ímpios (Deuteronômio 30:19 e Salmos 1:6)


“Os céus e a terra tomo hoje por testemunhas contra vós, de que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe pois a vida, para que vivas, tu e a tua descendência.”

(Deuteronômio 30:19)


“Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá.”

(Salmos 1:6)

Sermos sondados pelo Espírito de Deus permite que ganhemos entendimento de como e onde estamos. Deus revela a condição verdadeira do nosso caminhar a medida que andamos humildemente com Ele. “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é que o SENHOR pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” (Miqueias 6:8) Não é meta de Deus nos criticar ou reprovar; o alvo da sondagem do Espírito de Deus não é para condenar o homem e sim para salvá-lo. Deus nos aperfeiçoa para que estejamos capacitados a andar em sua presença e viver em comunhão Consigo e com a comunidade cristã. Andar no caminho mau, não permite essa comunhão necessária e sadia com Deus e com os nossos irmãos na fé. (1 João 1:5-7) Nós precisamos servir aos outros, amá-los; amar a Deus e a nós mesmos. Precisamos ser instrumento útil nas mãos de Deus e ferramenta bem preparada e capacitada para render glórias a Deus, em todos os tempos e em todas as circunstâncias. Se houver em nós um caminho mau, isso já não será possível. Esse é o maior motivo e a maior necessidade de nossos corações precisarem ser sondados por Deus. O autoconhecimento precisa chegar em nossas vidas, e nós precisamos concordar com O Espírito Santo de que o Seu ensino, instrução, repreensão e correção são necessários para que tenhamos vida e a tenhamos em abundância!

(João 16:8-11; 2 Timóteo 3:16-17; João 10:10)


Não devemos nos ofender, quando O Espírito de Deus, ao nos discipular; usar a convicção do mal para nos aperfeiçoar. Precisamos ser convictos do mal, até mesmo do mal em nossos corações. Este era o clamor do salmista na passagem em destaque. Ele clamava para Deus o auxiliar a ver e saber se havia algum caminho mau em seu coração. Graças a Deus pela revelação nas Escrituras, de que existe o caminho da vida e da paz com Deus. É possível conhecermos as veredas da justiça e da vida; é possível andarmos no caminho da vida e da verdade e isso em Cristo Jesus, através do auxílio do Seu Espírito.

4.      e guia-me pelo caminho eterno

Nós temos um Guia Fiel. Um breve estudo em João 16:13 e Romanos 8:14 nos auxilia a entendermos isso; assim como um estudo do Salmo 23. O Espírito Santo vive dentro de cada cristão para o conduzir e ensinar em toda a verdade. Isso precisa estar claro na mente de cada um de nós. O ministério do Espírito de Cristo é o ministério da verdade. Deus nunca vai falar de algo que não seja verdade, Ele não faz reparos desnecessários e nem criticas injustas. Tudo quanto Deus diz é necessário e verdadeiro.

Quando por exemplo O Senhor estiver procurando nos convencer do pecado do orgulho, devemos ser humildes em concordar de que existe esse pecado em nosso coração e aceitarmos o tratamento de Deus para corrigir esse erro. O pecado é um erro diante do Deus Santo e perfeito. É um desvio e obra do espírito do erro. É como uma flecha que está apontada para o seu alvo, mas que ao ser lançada, erra a meta. O pecado precisa sempre ser corrigido com a verdade. Nós precisamos ser guiados em toda a verdade. “Mas, quando vier aquele Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade, porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que há de vir.” (João 16:17)

Nós não estamos sozinhos e nem abandonados aos nossos próprios recursos. Deus é O nosso Provedor e se fez provisão para nós de toda e qualquer coisa que possamos vir a precisar. O salmista disse que porque O Senhor era o seu Pastor, ele de nada teria falta. Quando nos faltar sabedoria, O Senhor é Aquele a Quem podemos pedir, e a Sua palavra nos afirma que Ele nos dá liberalmente e não nos lançará em rosto. Há milhares de coisas que Deus já se predispôs a nos dar, precisamos apenas pedir com fé.

O desejo de Deus é guiar cada um dos Seus filhos ao caminho eterno. Ao caminho da verdade e da vida, por meio do ensino da verdade. O ensinamento de Deus nos dá vida e isso em abundância. Se humildemente andarmos com o nosso Deus, Ele deliberadamente nos guiará e conduzirá em toda a verdade. Não devemos resistir a Pessoa do Espírito Santo e nem atrapalhar o bom trabalho que começou em nós, porque a Sua meta é terminar aquilo que Ele começou. Deus não tem por hábito deixar trabalho inacabado. Que nenhum de nós seja um estorvo para o próprio crescimento no conhecimento de Deus. Que sejamos humildes.

Estude 1 Pedro 5:5-10, Tiago 4:1-10, Miqueias 6:6-8 e Filipenses 1:6


Porque viver é Cristo e morrer Nele para mim é lucro!

Escrito por Célia David Pascoal

(Concluído em 18 de Junho 2023).

 

 


Comments

Popular posts from this blog

DEUS dá novas chances...

Deus sabe que somos pó (Frágeis)