DEUS QUER QUE CONHEÇAMOS A VERDADE E SEJAMOS SÁBIOS










Colossenses 1:1-10

1 Paulo, apóstolo de Jesus Cristo, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo,

2 Aos santos e irmãos fiéis em Cristo, que estão em Colossos: Graça a vós, e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo.

3 Graças damos a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, orando sempre por vós,

4 Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos;

5 Por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho,

6 Que já chegou a vós, como também está em todo o mundo; e já vai frutificando, como também entre vós, desde o dia em que ouvistes e conhecestes a graça de Deus em verdade;

7 Como aprendestes de Epafras, nosso amado conservo, que para vós é um fiel ministro de Cristo,

8 O qual nos declarou também o vosso amor no Espírito.

9 Por esta razão, nós também, desde o dia em que o ouvimos, não cessamos de orar por vós e de pedir que sejais cheios do conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e inteligência espiritual;

10 para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra e crescendo no conhecimento de Deus;




QUEM É A VERDADE?

O Apóstolo Paulo começa a carta que enviou aos irmãos na fé em Colossos, na companhia de Timóteo, dizendo que eles sempre davam graças a Deus, pois ambos ouviam falar da fé que os irmãos tinham em Cristo Jesus e também do amor que os mesmos tinham pelos santos, isso por causa da esperança que os estava reservada nos céus. Paulo continua explicando que os irmãos somente possuiam esta esperança pois ouviram falar da mesma por meio da palavra da verdade, que é o evangelho que havia chegado até eles.

Quando Jesus foi levado a casa de Caifás no evento do seu “julgamento”, Pilatos saiu para falar com os judeus que levaram Cristo até aquele lugar. Os judeus acusaram O Senhor Jesus de ser um criminoso e disseram que Ele precisava ser executado. Pilatos então dirigiu-se para o Pretório e chamou Jesus para O interrogar, e ali surgiu no meio da interrogação a revelação da razão pela qual Cristo havia entrado no mundo:


Joao 18:37-38

“Disse-lhe, pois, Pilatos: Logo tu és rei? Jesus respondeu: Tu dizes que eu sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz. Disse-lhe Pilatos: Que é a verdade? E, dizendo isso, voltou até os judeus e disse-lhes: Não acho nele crime algum.”

Assim Jesus explica para Pilatos que Ele nasceu e veio ao mundo a fim de dar testemunho da verdade, e que todo aquele que é da verdade ouve a Sua voz!


Mateus 17:3

“E, estando ele ainda a falar, eis que uma nuvem luminosa os cobriu. E da nuvem saiu uma voz que dizia: Este é o meu amado Filho, em quem me comprazo; escutai-o.



A VERDADE É UMA PESSOA, ELA TEM UM NOME, E TEM UMA VOZ.

João 14:6

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.”

Jesus afirma que Ele é a verdade. Ele veio testemunhar da existência da verdade, e Ele fez isso por meio da Sua Própria pessoa. Só se pode testemunhar acerca de algo que se viu ou se ouviu. Para se tornar uma testemunha de algum evento ou acontecimento,é necessário que se possa confirmar de que se esteve no local do acontecimento ou de que se viu ou se ouviu do que aconteceu no local; é necessário que haja fudamento; que existam provas.

A palavra de Deus em João 1 nos mostra que no princípio era A palavra, e a Palavra estava com Deus e a Palavra era Deus. A Palavra já estava ali no princípio e nada do que foi feito foi feito sem ela. Colossenses 1:15 nos diz que Cristo é a imagem do Deus invisível e Colossenses 2:9 nos diz que em Cristo habita corporalmente toda a plenitude da divindade e Hebreus 1:3 nos diz que Cristo é o resplendor da glória e a expressão exacta de Deus. Cristo é segundo Apocalipse 1:5 A testemunha fiel e verdadeira.

E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.”

Nós podemos confiar que Cristo é a Verdade. Pois antes de todas as coisas Ele é e depois delas continuará a ser. Precisamos dar ouvidos a Cristo e a palavra do Seu testemunho (O Evangelho); Você tem buscado conhecer a Jesus Cristo?



O QUE DEUS QUER PARA NÓS?

Deus deseja que apliquemos a verdade da sua palavra às nossas vidas. As palavras de Deus são espírito e vida, e por meio das mesmas nós podemos viver, podemos ser santificados e andar em comunhão com O Senhor. Deus quer que o homem seja livre mas isso só é possível quando o homem se rende ao Criador para que Ele o leve a conhecer a verdade da Sua palavra. Em João 8:32 a palavra nos diz: “E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.” Somente a verdade, somente Cristo e sua palavra podem libertar o homem da escravidão do pecado, da rotina de uma vida pecaminosa e ímpia…só Jesus pode salvar O homem da perdição deste mundo e o seu sistema satánico e caído. Deus quer que sejamos sábios e escolhamos conhecer a verdade.

No versículo 9 da passagem em destaque o Apóstolo afirma que ele e os demais irmãos não deixavam de orar para que os irmãos em Colossos podessem ser cheios do conhecimento da vontade de Deus, em toda a sabedoria e inteligência espiritual. Porquê Deus quer que sejamos sábios? Porque a sabedoria verdadeira, aquela que vem do alto, é um reflexo do temor que se tem do Senhor. Todos os homens precisam temer a Deus para que tenham a vida de Cristo dentro de seus corpos…para ter comunhão com O Deus vivo é necessário que se respeite a Sua santidade e pureza, que haja reverência, temor, adoração, submissão e obediência; é necessário que exista amor candidamente expresso.

Tema ao Senhor, e seja sábio!

Em 1 Coríntios 1:5 a palavra de Deus afirma aos Cristãos que estavam em Corínto de que eles já haviam sido enriquecidos em tudo, em toda palavra e em todo conhecimento. Deus tem disponível para nós hoje e agora todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais, mas nós precisamos diariamente nos apropriarmos destas bênçãos que são nossas em Cristo Jesus. Deus quer que sejamos sábios! A palavra de Deus nos diz no livro de Tiago que a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia e em Tiago 1:5 O Autor das escrituras sagradas (O Espirito Santo) nos diz que se alguém tem falta de sabedoria, este precisa apenas pedir ao Senhor, que a todos dá liberalmente, e Deus o dará e não o lançará em rosto. A vontade de Deus é que vivamos uma vida de pureza (Hebreus 12:4), uma vida cheia da Sua paz, (João 16:33) uma vida moderada (2 Timóteo 1:7), que tenhamos um espírito tratável (que se sujeita e se deixa moldar), que sejamos cheios de misericórdia e de bons frutos (Tiago 2:13 e Efésios 2:10), e que tratemos os outros sem parcialidade e sem hipocrisia.



PORQUÊ DEVEMOS SER SÁBIOS?


Para que possamos:

Ø  Andar de maneira digna do Senhor

Deus É Santo e importa que aqueles que O buscam sejam santos. A Palavra, que é a verdade, segundo a oração de NOSSO SENHOR JESUS em João 17:17, nos santifica. Deus quer que sejamos santos em toda a nossa maneira de viver, pois somos Seus filhos e representantes nesta terra. Precisamos todos andar de maneira digna do Senhor; pois sobre nós está O Seu Nome. Somente tendo a sabedoria de Cristo poderemos andar no temor do Senhor; e temos todo o apoio de Deus nessa jornada; 1 Pedro 1:14-17



Ø  Agradar a Deus em tudo

O foco de todo o filho de Deus deve ser Cristo e Sua vontade, pois estamos sendo conformados a imagem DEle para que em tudo concordemos com O Espírito Santo. Precisamos em nossas ações, atitudes e comportamentos; em nossa fibra, em nosso centro, nos parecermos com Cristo. O carácter de Jesus precisa ser evidenciado em nós, não apenas como nossa aparência, mas também como nossa essência. Se pela ajuda do Espírito Santo caminharmos de tal maneira que em tudo buscamos nos submeter a autoridade de Deus com alegria; ainda que seja dor, seremos achados como aqueles que em tudo buscam e vivem para agradar a Deus.



Ø  Frutificar em toda a boa obra

É o desejo de Deus que sejamos frutíferos. Ele já nos abençoou para esse fim. O multiplicar em nossa vida não se resume na reprodução de seres como nós mesmos; mas se alarga para a reprodução do carácter de Cristo em nós e no nosso próximo. Deus quer que cresçamos e que se amplie a nossa influência por meio do conhecimento e da revelação de Cristo. Com a fé em Deus, O Espírito Santo produz em nós o carácter de Cristo e então conseguimos operar na dimensão que Cristo mencionou em João 14:12…fazemos obras maiores do que aquelas que Ele fez em expansão. Ele disse que seriamos testemunhas até aos confins da terra. O Fruto do  Espírito Santo precisa ser evidente na vida do filho de Deus e é de suma importância que partilhemos com o mundo esse fruto e nos comuniquemos no corpo de Cristo por meio desse fruto. O Senhor Jesus Cristo promete que se permanecermos NEle daremos muito fruto, porque na verdade sem Ele NADA PODEMOS FAZER (João 15:1-5)



Ø  Crescer no conhecimento de Deus

Por fim, Deus quer que sejamos sábios para que possamos conhecê-Lo. O nosso Deus quer ser conhecido de nós. Não apenas alguém de Quem ouvimos falar, mas alguém com quem andamos (Jó 42:5), com Quem temos comunhão- passarmos tempo com Ele, reconhecermos Sua voz, crescermos em amor por Ele, aprendermos a entender a Sua vontade, receber orientação Dele; nos submetermos a Ele em amor e buscarmos prazer em O obedecer cumprindo Seus mandamentos…andando no caminho estreito ainda que inicialmente isso seja desconfortante. Deus deseja e trabalha em nós para nos reconciliar em tudo com Ele por meio de Cristo. Conhecer a Deus nos dá acesso aos desígnios de Deus e assim passamos a operar na dimensão de Deus…nosso foco sai das circunstâncias, dos problemas, das pessoas e se fixa em Deus! É assim que Deus quer e trabalha para que cresçamos…em tudo, no conhecimento da Sua Pessoa (O Santo, Excelso e Triuno Deus!)



Tema a Deus; seja sábio e viva.



Porque viver é Cristo



Escrito por Célia David Pascoal…



Comments

Popular posts from this blog

DEUS dá novas chances...

Deus sabe que somos pó (Frágeis)