INTROSPEÇÃO PESSOAL ISOLADA VS SONDAGEM PELO ESPÍRITO SANTO






Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos, e vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.”

Salmo 139:23-24


Tenho por hábito pensar muito. Claro que todos os seres humanos pensam, mas eu tenho por hábito, frequentemente, estar a sondar o meu coracão. Não acho coisas boas lá, mas ainda assim sondo, porque certas vezes o mal procura me prender. Graças à Deus pelo Espírito Santo que está sempre ali pronto para me auxiliar a permanecer na verdade. Passei por uma pequena situação que manchou meu coração com tristeza e alguns sentimentos de revolta dias atrás. Eu quis fingir que nada estava acontecendo, e que no meu silêncio; sem proferir quaisquer palavras, tudo acabaria por desaparecer, mas como eu estava me enganando; nem a tristeza e nem os sentimentos de revolta desapareceram.



Sentia-me como um animal preso, por correntes bem fortes, eu não tinha margens para escapar e nem lugar algum para me esconder. Porque vivo na luz, eu estava exposta mais uma vez; eu tinha de confessar o meu mal no íntimo. Chorei muito, mas também repudiei minhas lágrimas porque quero mudança e não choro. O choro é necessário, mas a mudança é melhor. Deus se agrada de nós, quando somos consistentes em dar seguimento às nossas petições, com nossas ações.

Pedi um coracão limpo, porque o meu estava manchado naquele dia. Em poucos minutos o meu calvário cessou, o jugo foi despedaçado, minhas correntes rebentadas e eu estava livre…pude sair, limpa como criança para continuar diante do Pai da Eternidade, totalmente aceite e sem condenação.



Mas isso nem sempre foi assim. Me lembro de momentos no passado, em que eu, de tanto olhar para o meu coracão e achar lá o mal bem sentadinho, me irritava ainda mais, me endurecia, me revoltava contra Deus como se a culpa fosse Dele por eu ser fraca e pecadora, me comportava como alguém que estava procurando inimizade com Deus. E muitas das vezes não me arrependia dos meus pensamentos e não pedia perdão a Deus. Voltava a viver, tendo O ofendido, como se fosse a coisa mais normal e justa, e não era; eu estava permitindo que o diabo me enganasse através do mal que estava em meu coração.



“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração e provo os rins; e isto para dar a cada um segundo os seus caminhos e segundo o fruto da suas ações.”

Jeremias 17:9-10



Bem, esse é pano de fundo.



“Deus quer nos livrar do mal e da mentira. Ele é a Verdade, e deseja que todos vivam NEle.”


“Eis que amas a verdade no íntimo , e no oculto me fazes conhecer a sabedoria.” Salmo 51:6



Deus quer nos livrar do mal e da mentira, isso inclui o mal e a mentira que procuram residir em nós.

A introspeção é definida pelo Dicionário Priberam da Língua Portuguesa como, ‘olhar para dentro, considerar, examinar’. É um ‘olhar’ voltado para dentro. Não há mal nenhum em olharmos para o nosso íntimo, isso é até bom, mas somente quando é feito com o apoio do Espírito Santo. Se partirmos para essa disciplina sem o auxílio do Espírito Santo em nós, a nossa conclusão após a tarefa será nula, porque estará cheia de engano, em outras palavras; falta da verdade.


“Examinem-se para ver se vocês estão na fé; provem-se a si mesmo…” (2 Coríntios 13. 5a)


As Escrituras, como podemos ver no versículo supracitado, nos encorajam a praticar a disciplina da introspeção, mas isso para ver se estamos na fé. Nunca Deus nos encoraja a fazermos algo que nos removerá da nossa base, fora da Rocha, fora do Alicerce ou fora da Verdade. Aconteça o que for que tiver de acontecer no nosso íntimo, devemos e precisamos permanecer ancorados na verdade.


Deus ama a verdade no íntimo. O julgamento que passamos de nós mesmos, quando feito sem o auxílio do Espírito Santo, tende ou a nos inocentar (cobrir nossos erros e mentiras) ou a nos condenar (exagerar nosso pecado e a pena ou castigo que devemos por consequência sofrer). A instrospeção ou exame interior se for mal feito; isoladamente; pode gerar queda e morte espiritual. Tenha cuidado. Não se aventure em se doar a disciplina, na ausência do auxílio do Espírito Santo.


Mesmo amando a Cristo, pecamos. Mesmo estando cobertos pelo glorioso Santo e Imaculado Sangue do Cordeiro que TIRA o pecado do mundo; pecamos. Mas a Verdade diz que há Liberdade em Cristo, para seguirmos uma vida de santidade com Ele, dia após dia, enquanto estivermos na terra.

Vemos por exemplo a luta interior de Paulo diante do Senhor, no livro de Romanos no seu capítulo 7. Só Deus sabe o que estava na verdade atormentando o Apóstolo que na altura exclamou: “Miserável homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte” Romanos 7:24


Sabemos porém que sua luta era contra o pecado na carne. O Apóstolo desejava sempre poder fazer o bem, mas nem sempre conseguia, porque achava a operação da carne também presente em seu corpo…v.21 “…Acho então esta lei em mim,que,quando quero fazer o bem, o mal está comigo.” O mal estava lá com ele, no íntimo. v.22 “Porque segundo o homem interior (seu espírito humano regenerado); tenho prazer na lei de Deus; v.23 “Mas vejo nos meus membros outra lei, que batalha contra a lei do meu entendimento, e me prende debaixo da lei do pecado que está em meus membros.”


O Apóstolo porém não firmou sua tenda por cima dessa instrospeção. Ele tendo a Rocha, identificou-a…v.25a “Dou graças por Jesus Cristo nosso Senhor. Assim que eu mesmo com o meu entendimento sirvo a lei de Deus, mas com a carne a lei do pecado.”


Paulo prossegue para o maravilhoso capítulo 8 que nos fala que já não existe condenação NENHUMA, para os que estão em Cristo Jesus, que não andam segundo a carne, mas segundo o Espírito…

E aqui reside a nossa Liberdade. A Verdade verdadeiramente liberta.

Já não há condenacão nenhuma, para aqueles que estão em Cristo Jesus, que andam segundo o Espírito!


“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” João 8:32

Deus não nos proíbe a introspeção pessoal, mas a nossa introspeção quando feita, deve ser feita somente para vermos se estamos na fé, devemos nos provar para vermos se estamos ainda alicercados na verdade, dia após dia. Essa disciplina só poderá ser bem feita, a fim de produzir frutos dignos de arrependimento, maturidade; com o auxílio do Espírito Santo; O Espírito da Verdade.


“Mas, quando vier aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá TUDO o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” João 16:13


O Espírito Santo em Seu auxílio nos traz a verdade  e permite que ela nos guie e resida em nós através DEle. Mesmo que o pecado esteja em nosso coração, querendo fazer revoltas, se deparará sempre com O Espírito Santo que o anunciará a verdade. A Pregação do Espírito Santo em nosso íntimo nos mantém munidos para lutarmos contra as mentiras aprisionadoras do pecado e do diabo; o pai da mentira. Devemos clamar sempre por esse auxílio…principalmente quando as cordas da condenação estiverem procurando nos orpimir.


Que possamos nunca nos esquecer de Quem somos filhos e dos direitos que temos por causa dessa verdade. Que possamos entender que enquanto estivermos na terra, pecaremos, falharemos, mas não precisamos construir nossas casas sobre um fundamento falso. A Rocha Antiga existe e é para nós; ela é por nós-Rocha Espiritual da qual os antigos beberam…essa Rocha é Cristo. Sempre que tivermos que sondar o nosso coração, para fazer uma instrospeção, que possamos dizer como disse o salmista: 


“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos, e vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.”

Salmo 139:23-24



O desejo do Espírito Santo (Espírito de Cristo), é sempre de nos guiar pelo caminho eterno.


Que Deus te abençoe



*porque viver é Cristo!


Escrito por Célia David Pascoal em Visões do Espelho Embaçado



Abril 28,2020


















Comments

Popular posts from this blog

DEUS dá novas chances...

Deus sabe que somos pó (Frágeis)