FERRAMENTA EMPRESTADA

















2 REIS 6:1-7

1 E disseram os filhos dos profetas a Eliseu: Eis que o lugar em que habitamos diante da tua face, nos é estreito.
2 Vamos, pois, até ao Jordão e tomemos de lá, cada um de nós, uma viga, e façamo-nos ali um lugar para habitar. E disse ele: Ide.
3 E disse um: Serve-te de ires com os teus servos. E disse: Eu irei.
4 E foi com eles; e, chegando eles ao Jordão, cortaram madeira.
5 E sucedeu que, derrubando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou, e disse: Ai, meu senhor! ele era emprestado.
6 E disse o homem de Deus: Onde caiu? E mostrando-lhe ele o lugar, cortou um pau, e o lançou ali, e fez flutuar o ferro.
7 E disse: Levanta-o. Então ele estendeu a sua mão e o tomou.


Hoje Jesus me fez lembrar que tenho em minha posse uma ferramenta emprestada. Isso quando eu ainda me achava em casa. Porém no decorrer do dia, O Espírito Santo me ajudou ainda mais e me fez lembrar de que não era apenas uma, mas várias ferramentas que tenho na verdade em minha posse e que as mesmas não são minhas. O texto em destaque é bem curto, 7 versículos apenas, mas nele O Espírito de Deus nos ensina uma valiosa lição; ou até várias lições com um peso que vibra até a eternidade, pois a palavra de Deus é eterna. Quando tudo tiver passado, ela estará ainda em pé, fixa no seu lugar, coberta de toda sua supremacia e autoridade. O Dicionário Priberam define emprestar como: Confiar temporariamente algo, sob condição de ser devolvido. ["emprestar", in Dicionário Priberam da Língua Portuguesa [em linha], 2008-2013, https://dicionario.priberam.org/emprestar [consultado em 02-05-2019]].

A passagem em destaque nos chama a atenção para os seguintes pontos:

-Lugar Estreito-CRESCIMENTO

Aprenda a clamar ao SENHOR por um lugar mais espaçoso; Ele dá. (Gênesis 26:22; Salmos 18:19 e 2 Crônicas 4:9-10) A palavra de Deus nos ensina a pedir…João 16:24, Lucas 11:9-13…etc Precisamos de um lugar espaçoso para crescermos mais, para termos mais influência, alcançarmos mais vidas, para a glória de Deus, e isso só o Senhor nos pode dar.
“Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não retirará bem algum aos que andam na retidão.” Salmos 84:11
O Senhor dá graça e glória; O Senhor dá mais influência. Ele dá para que cheguemos a fazer as obras maiores do que as Suas segundo Ele mesmo disse em João 14:12
“Na verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.”
Obras não maiores em poder ou influência em comparação as de Cristo; mas em expansão, pois O Mestre ascendeu para o Pai após mais ou menos 3 anos e meio de ministério aqui na terra. Peça à DEUS que te dê crescimento. João 15:1-5 e Efésios 4:11-14

-Lugar para habitar-ESFERA DE INFLUÊNCIA

Deus dá morada e Descanso NELE. A nossa casa é com Deus. Não importa para que lugar a gente vá e nem para onde venhamos a nos mudar; mansão ou cabana…A nossa casa é com DEUS. Ele é a nossa casa e nós somos o Seu lugar de habitação. A nossa vida está escondida em Cristo mas somos também o templo do Espírito Santo. Colossenses 3:3, Salmos 91:1, 1 Coríntios 6:17, 19.


-Companhia Santa-COMPANHEIROS DE MINISTÉRIO

Precisamos de companheiros santos, ungidos, ordenados e enviados à vinha também. Não podemos trabalhar sozinhos e nem sem supervisão. É perigoso. Pois somos limitados. Não podemos nem ver, ouvir e nem entender todas as coisas. Isso porém não nos chama e nem obriga a dependermos de alguém, mas nos alerta no tocante a graça da supervisão, do discipulado, do acompanhamento (companheirismo), da relação Professor-Aluno, amizade, irmandade…etc. Quando Deus nos concede essa graça, nos é muito valioso ter alguém mais experimentado e crescido junto a nós enquanto caminhamos e trabalhamos na estrada da fé. (Eclesiastes 4:9-10, Romanos 12:4-10, Salmos 1:1e Mateus 18:19-20)

-Todo servo tem um trabalho-MISSÃO/CHAMADO

No texto em destaque os servos cortavam madeira. O que estás fazendo? Porventura já sabe para qual missão Deus te tem chamado? Caso saiba, dedica-te nisso, caso não saiba, busque orientação da parte do Senhor em Sua palavra e ore para que Ele fale ao teu coração. (Jeremias 1:5, Romanos 12:4-12)

-O ferro caiu na água-SOMOS FRACOS E IMPERFEITOS

Só DEUS é Perfeito. Mas Ele nos chama à perfeição também. Deus quer que sejamos perfeitos e santos, tal como Ele é. A palavra confirma isso. (Mateus 5:48 e 1 Pedro 1:15-16). Deus não quer que trabalhemos ou andemos no caminho segundo o nosso bem entender; precisamos fazer as coisas da forma como Ele orienta, pois necessário nos é andar de maneira digna do Senhor e agradar-lhe em tudo. (Colossenses 1:10)


Ferramenta Emprestada-PRESTAÇÃO DE CONTAS

Aqui temos o coração deste estudo. Tudo quanto temos e recebemos na terra é emprestado. Tudo quanto pela graça de Deus chegar até nós não é nosso. Nós não possuimos nada. Nem nosso corpo, nem nossa alma e nem nossos espíritos são nossos. Deus nos deu a pessoa que somos. As posses-gado, ouro e prata-TUDO É DELE. Somos mordomos; despenseiros da sua multiforme graça e estamos debaixo da obrigação de prestarmos contas. O que é emprestado deve ser devolvido certo? Precisamos sempre nos lembrarmos disso, que por tudo quanto Deus fizer chegar a nossa mão; nos entregar por posse e isso inclui a nossa vida; nós iremos de dar conta. Sê grato por tudo quanto Deus te deu, tem dado e dará e trabalhe para ser achado mordomo fiel, procura apresentar-te diante de DEUS como obreiro aprovado; servo fiel e prudente. (2 Timóteo 2:15, Mateus 24:45).


Onde caiu?-OS DONS DE DEUS SÃO SEM ARREPENDIMENTO

“Porque os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento.“
(Romanos 11:29)

Os dons de DEUS são sem arrependimento. Você acredita que Cristo não veio para nos condenar e sim para nos salvar? Que Ele é O Dono da vinha, e nós somos os trabalhadores? Que Ele opera em nós o querer e o efectuar? Isso é assim, para que saibamos que para todas as coisas precisamos depender DELE e para que fiquemos sem desculpas! Ô irmã/o temos toda a ajuda dos céus ao nosso lado, não devemos fracassar para perdição. Como assim? O ferro do machado de alguns de nós trabalhadores cairá na água…se por descuido nosso ou não, DEUS sabe. Se por falta de agilidade, se por negligência, se por precipitação, falta de paciência, se por rebeldia, Deus sabe. Mas o assunto não precisa findar ali. Deus dá graça e glória…peça e Ele há de fazer o ferro flutuar. Ele pode e tem poder para tal. Ficarmos na lama não é desculpa, voltar ao vômito também não, pois temos Um Advogado no céu, que se compadece de nossas fraquezas, intercede por nos; Ele é JESUS O JUSTO! (João 3:17,Efésios 2:10,1 João 2:1e Hebreus 4:15-16)
Se o ferro do machado em sua mão caiu, clama por ajuda; O Senhor o fará flutuar. Pode parecer que suas habilidades/destrezas e dons se foram embora, ou até pode te parecer que já não há graça e nem favor para você…mas não creia nisso, O Senhor é Bondoso, enquanto há tempo clame…Ele fará o ferro flutuar e o fará para a glória Dele através da tua vida.


Levanta-o!

A ferramenta era mesmo emprestada, mas estava nas mãos daquele servo. Somos mordomos e temos um montão de coisas e até algumas pessoas sob nosso cuidado. Dá para ver a responsabilidade? O profeta Eliseu não se atreveu em ir tomar o ferro. Mandou o servo levantar o mesmo tão logo o ferro começou a futuar. Essa tarefa é especificamente sua…cumpre-na! Levante esses dons que há muito já jogou no chão; vai atrás daquelas almas a quem já não quer mais visitar, mas que sente no coração o dever de acompanhar… Ô querido/a vai na força do Senhor e levante o ferro do teu machado, pois por agora ele está em sua posse ainda que emprestado. Levante tudo quanto DEUS confiou a Ti, Levante bem alto, para que nisso, Deus seja glorificado e a tua alma e o teu tesouro sejam guardados até aquele DIA; O Grande Dia do Senhor!

Permaneça na graça de Cristo!  2 TIMÓTEO 2:1


 Escrito por Célia David Pascoal 

02 Maio 2019


Comments

Popular posts from this blog

DEUS dá novas chances...

Deus sabe que somos pó (Frágeis)